Oficina de Estereoscopia (Fotografia 3D)

Salve galera,

Tive a oportunidade de ministrar a oficina de "Estereoscopia - Fotografia 3D" no SESC Pinheiros. Foi uma experiência muito boa, os participantes se mostraram bem interessados no assunto. Na oficina apresentei um pouco da história e da teoria desta técnica fotográfica que teve um boom no cinema recentemente. Foram confeccionados óculos anáglifos (vermelho e ciano) e os participantes tiveram a oportunidade de produzir fotografias estereoscópicas.

Apresentação
História e técnica.







Colocando a mão na massa

Cada aluno fez seu próprio óculos anáglifo utilizando papel cartão e gelatinas (folhas de acetato).









Testando os óculos

Por coincidência, simultaneamente à oficina de estereoscopia, teve uma exposição de um vídeo 3D Stereo experimental  onde os participantes puderam testar seus óculos.







Criando Imagens

Todos os participantes tiveram a oportunidade de realizar fotografias estereoscópicas com suas próprias câmeras e depois fizeram a composição em software livre específico.








Resultado Final

Aqui estão algumas imagens realizadas pelos participantes da oficina.
Visualização com óculos anáglifos (vermelho e ciano), clique para ampliar.

Renato Razera


Roberto Araki

Mari Turco


Roberto Araki

Roberto Araki

Roberto Araki

Roberto Araki

Olhos Cruzados
Johnny e Cecília

Aline



Agradecimentos

Agradeço a todos os participantes da oficina, à Cátia, programadora do Sesc Pinheiros, que possibilitou a oficina e aos funcionários da Sala de Internet Livre que foram muitos solicitos e competentes no seu trabalho.
Agradeço também aos amigos Luisa Pollo, Hugo Bragheto, Anderson Lima, Christine Villa e Larissa Nalini.

Valeu galera....

Aquele Abraço 

Comentários

rtablg disse…
Olá Jonatas,
Gostaria de agradecer pelas aulas de esteroscopia.
Ter participado desta oficina foi algo renovador, pois aprendemos uma técnica de fotografia que, pelo menos eu, não imaginava que existisse. Bom, se não tivesse assistido ao filme Avatar, talvez eu continuasse a não conhecer a fotografia 3D. Pois, depois deste filme é que houve o despertar da consciência.
O grande barato da fotografia 3D é que, agora, toda vez que você sai para fotografar, já pensa em tirar outra com um deslocamento para a direita. Digo que já virou uma coisa automática! E já quer logo ver como ficou no computador.
Depois do 3D, a vida não é mais a mesma!!!
Abraços,
Roberto Araki.

Postagens mais visitadas